1Tec Solutions - Covid-19 nas empresas
  • atendimento@1tec.com.br
  • (11) 5666-7622 / 5660-6042

Covid-19 nas empresas

Como o investimento em inovações pode reduzir os impactos do Covid-19 nas empresas.
Em decorrência da pandemia provocada pelo novo Coronavírus, diversos países estão sofrendo grandes impactos em sua economia, além de muitos outros danos.

A medida de quarentena anunciada pelos governos para evitar a disseminação em grande escala do contágio é uma das principais causas da mudança dinâmica em muitos setores do mercado.
Diante desse panorama econômico, grande parte dos empresários vêm fazendo uma revisão orçamentária e já estão optando por soluções relacionadas à inovação.
Essa iniciativa será fundamental para a sobrevivência das empresas em geral.

Como está o panorama da inovação nas empresas?

Empresas de pequeno, médio e grande porte, que detêm o controle analítico de custos e de despesas e a documentação técnica regulamentada pela Instrução Normativa nº 1.187/2011, têm acesso ao PD&I (Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).

Muitos empresários não investem nessa área, que no Brasil apresenta estímulos definidos pelo capítulo terceiro da Lei do Bem nº 11.196/05. Esse benefício permite que os empreendedores que investem em PD&I, independentemente da área de atuação, tenham um retorno fiscal interessante sobre os valores de investimentos realizados nessa atividade. Entretanto, esses recursos só podem ser usados pelas empresas que tiverem resultados fiscais positivos.

Devido à paralisação das atividades para conter o Covid-19, o resultado financeiro das empresas dificilmente será positivo nos próximos meses.
Por não estarem adequados às exigências legais, a maioria dos empresários não conseguirá acessar o principal incentivo à aplicação do PD&I nas empresas.
Todavia, isso não pode ser visto como um fator que impede de inovar, pois os benefícios adquiridos com a inovação são muito maiores do que se imagina.

Qual é o principal desafio neste contexto?

O principal desafio enfrentado em virtude da pandemia é o fato de que os processos empresariais de várias organizações ainda são muito humanizados.
Com o distanciamento social, as empresas estão sendo obrigadas a acelerar o seu processo de transformação digital por meio de ferramentas de inovação.

Veja, a seguir, algumas medidas que estão sendo utilizadas!

Home office

Trabalhos que anteriormente eram realizados apenas de forma presencial em muitas setores, com o cenário atual, passam a ser realizados em casa.
Portanto, pessoas de diversos cargos estão trabalhando por meio de computadores, tablets e celulares.

O grande desafio está em se adaptar a essa forma de trabalhar para conseguir gerenciar trabalhos à distância.
Nesse sentido, para que a realização das tarefas continue fluindo, é necessário criar regras de trabalho remoto.
Acima de tudo, essa alternativa evita que muitas pessoas se exponham ao coronavírus em função do trabalho — uma medida de segurança que trará ótimos resultados com o tempo.

Automação de processos

A automação de processos é uma técnica de BPM (Business Process Management) que está sendo muito utilizada no cenário de quarentena.
Com o uso dela, a integração de sistemas, a tecnologia e a segurança dos dados auxiliam os gestores a monitorarem informações em tempo real, de modo que facilitam os trabalhos no cenário atual.
Outro ponto interessante para os que utilizam essa ferramenta é a possibilidade de fazer a substituição de atividades manuais transformando-as em tarefas automatizadas, adotando sistemas M2M (Machine to Machine).

Esses sistemas realizam tarefas sozinhos e diminuem as falhas na gestão empresarial, agilizam os processos, reduzem os custos e aumentam a segurança no controle de todos os serviços da empresa.
Portanto, são de extrema importância para o sucesso dos negócios.

Reuniões online

Durante a quarentena do Covid-19, fazer reuniões presenciais está fora de questão.
Afinal, não é seguro que muitas pessoas se desloquem e estejam em um mesmo local quando é importante reduzir as chances de contaminação da doença.

As reuniões online são uma solução encontrada pela maioria e está agradando muitos empresários que não querem parar totalmente as suas atividades.
Fazer videoconferências não é uma opção complicada e tudo se torna mais simples com o uso de ferramentas que permitem configurar reuniões remotas com poucos cliques.
Além das chamadas de vídeo, os serviços disponibilizados com esse objetivo oferecem recursos como compartilhamento de tela e de documentos, chats de bate-papo e outras funcionalidades.

Outro ponto positivo é a opção de gravar as reuniões em nuvem.
Dessa forma, se ao final de uma reunião houver alguma dúvida com relação ao que foi comentado e solicitado a cada participante, é possível assistir ao vídeo que contém essas informações.

Por que potencializar os investimentos em inovação neste momento?

Existem muitas incertezas tanto para o governo quanto para toda a população, inclusive para os empresários que estão preocupados com este cenário.
Entretanto, com originalidade e inovação, é possível que muitos superem a crise.
Por isso, não tenha medo de potencializar os investimentos nesse sentido.

É importante ressaltar que os incentivos à inovação não estão sendo computados aos resultados das empresas, não tendo assim impacto na arrecadação da Receita Federal a curto prazo. Analisando a questão sob essa perspectiva, tudo indica que esse é um bom momento para investir em inovações.
O atual contexto traz para todos a necessidade de uma melhor aceitação e adaptação às tecnologias inovadoras e, quando tudo voltar à normalidade, os empresários de todos os ramos que se adequaram a essa nova realidade estarão prontos para retomar as suas atividades com força total.

Agora que você já sabe que a inovação pode auxiliar você nessa fase de adversidades, aproveite para fazer a implantação de plataformas colaborativas em sua empresa.
Dessa maneira, a rotina dos colaboradores funcionará de maneira produtiva e eficiente!



As informações que trouxemos neste conteúdo foram úteis?
Comente, compartilhe o post nas suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto!

Compartilhe esta notícia

Comente

SOLICITE UMA CONSULTORIA E ENCONTRE O SUCESSO QUE SEU NEGÓCIO PRECISA!